Muitas pessoas acabaram por recorrer ao FGTS, tornando um excelente recurso para eliminar alguns problemas financeiros e com chegada de um novo ano surgem dúvidas de como declarar esse fundo no Imposto de Renda. Confira como é fácil:
O que é o FGTS?
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço foi um mecanismo criado com o objetivo de ajudar os trabalhadores demitidos sem justa causa, no qual é feita a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho.
Todo mês é retirado 8% do salário desta conta para ser sacado em casos específicos, sendo que pode chegar a 2% em salários de aprendizes.
Em quais casos pode-se sacar?
Existem casos específicos em que justificam o saque deste fundo, confira alguns dos mais solicitados:
Quem precisa declarar?
Todos aqueles que tiveram que sacar, por algum motivo, o seu fundo durante o ano anterior. Apesar de estar isento do pagamento no Imposto de Renda, é importante ter em mente que é necessário a declaração do saque do FGTS.
Infelizmente os sistemas da Previdência e da Receita Federal ainda são um pouco arcaicos e não fazem automaticamente, necessitando o preenchimento manual dos dados.
Como faço para declarar?
No mesmo software que você instalou para declarar o Imposto de Renda, será possível realizar todos os procedimentos para a declaração do FGTS.
Simplificamos o passo a passo para você, veja como é fácil:
Fonte: Contábeis
Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.
Fone(s): (35) 3241-3299 / (35) 3241-1218
Celular: (35) 9 9810-5941
Rua Raimundo Correia, 96, Centro, São Gonçalo do Sapucaí - MG | CEP: 37490-000
Direitos Reservados à ® | 2025